Interpretação e Análise sobre o Texto "Animação Cultural" (FLUSSER)
A dependência atual da sociedade em materializar sua própria felicidade e realizações pessoais em simples objetos, torna o homem uma extensão qualquer destes mesmos objetos. Se nós como sociedade racional (como nos julgamos) permanecermos na prática de nos resumirmos a meros objetos animados que vivem e se realizam do consumo de objetos inanimados (seja a TV, computadores pessoais ou até nossos smartphones), chegaremos a um ponto onde vamos poder nos auto-intitular maquinas de carne e osso, ciborgues do consumo!
Mas é claro, essa interdependência não se da por pura e simplesmente vontade dos objetos inanimados. Não existe a "Ditadura das Coisas", oque realmente existe é a necessidade do homem de ser dominado pelo comodismo que o mundo material traz. Poder ver seu artista favorito em qualquer tela que se conecte a grande rede comunicativa pode parecer para a grande maioria algo bem mais atrativo que cruzar a cidade, quiça o estado, para sentir as emoções de ver o show ao vivo.
Nós mesmos nos prendemos a essa necessidade de consumir oque as diferentes mídias nos oferecem, virando escravos do mundo material, e quanto menos esforços fizermos para tê-las, mais atrativo esse método se torna. Por isso devemos sempre nos regrar e nos autoavaliar quanto a nossas maneiras de consumir para evitar excessos, oque acaba se tornando realmente prejudicial em um meio repleto de benefícios e facilidades.
Comentários
Postar um comentário